top of page

Posts Sinterpa

Regional de Nova Andradina recebe orientações sobre regularização das agroindústrias


Na semana, de 11 a 13 de setembro, as gestoras sócio-organizacionais da Agraer Mariana Marques Corrêa e Francimar Perez visitaram agroindústrias dos municípios de Angélica, Novo Horizonte do Sul, Taquarussu e Anaurilândia, na regional de Nova Andradina, para levar orientações sobre a regularização e o bom funcionamento das agroindústrias da agricultura familiar.


A visita começou no dia 11 de setembro, em Angélica, com palestra sobre a regularização das agroindústrias para atender à chamada pública da Anater (Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural). Na sequência foi realizada uma visita ao horticultor Wilson Lopes Rodrigues para orientações sobre o beneficiamento e agregação de valor de produtos minimamente processados.


No dia 12, a equipe seguiu para Novo Horizonte do Sul, para acompanhamento da agroindústria da produtora Juliana Souza Fernandez, cadastrada no Programa de Verticalização da Pequena Produção Agropecuária de Mato Grosso do Sul (Prove).

No dia seguinte, o grupo foi para o Assentamento Bela Manhã, em Taquarussu, para reunião com a Associação de Mulheres do assentamento com o objetivo de orientar previamente para futuras instalações de agroindústria de panificados e de polpa de frutas.


De acordo com a assistente social Mayara Firmino, do escritório da Agraer Nova Andradina, um grupo de mulheres cultiva o maracujá e produz polpas dessa e de outras frutas disponíveis em seus lotes para comercializar na feira. “A ideia é estruturá-las em uma agroindústria para trabalharem em grupo”.


Existe ainda o grupo com três mulheres que produzem os panificados em que a Agraer está auxiliando na estruturação da agroindústria para que futuramente elas possam fornecer o alimento ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).


A visita às agroindústrias do regional foi encerrada na Associação dos Produtores Rurais do Assentamento Esperança (Apraesp) localizado em Anaurilândia. Os produtores receberam orientações sobre melhorias para instalações em uma agroindústria de mandioca. A última visita contou com a presença do coordenador regional da Agraer Sandro Polloni e da coordenadora municipal Mirian Carla Brito.


Texto: Fládima Christofari/Assessoria de Comunicação da Agraer

Fotos: Sandro Polloni/Coordenador regional da Agraer em Nova Andradina



bottom of page