Retomada do Condraf contribui para fortalecimento da agricultura familiar

A posse dos conselheiros e conselheiras do Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável (Condraf), que ocorreu no dia 17 de agosto, marcou a instalação efetiva do conselho.

Composto por 60 conselheiros, sendo 24 representantes de órgãos do Poder Executivo Federal e 36 representantes da sociedade civil e movimentos sociais, o Condraf desempenha um papel crucial na construção de políticas que visam fortalecer a agricultura familiar, promover a reforma agrária e garantir o abastecimento alimentar.

Marcelo Fragozo, Secretário Adjunto Nacional de Diálogos Sociais e Articulação de Políticas Públicas, destacou a importância do Condraf como um espaço vital para a articulação de políticas públicas que promovam o desenvolvimento rural sustentável e inclusivo. Fragozo, que foi empossado como conselheiro representando a Secretaria-Geral da Presidência, ressaltou a missão da secretaria em oferecer uma atenção especializada e uma resposta qualificada às demandas dos movimentos sociais.

Comitês

Os Comitês Permanentes do Conselho se unirão aos conselheiros para debater temas fundamentais relacionados ao desenvolvimento rural. A primeira reunião ordinária do Condraf trouxe à tona questões como o papel do Conselho na formulação de políticas de desenvolvimento rural sustentável no âmbito do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e do Governo Federal, além da transversalidade das Políticas de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário.

A secretária Nacional de Diálogos Sociais e Articulação de Políticas Públicas, Kelli Mafort, ressaltou a importância do Condraf como um espaço de diálogo e enfatizou que a retomada do Conselho é um passo significativo em direção a uma democracia participativa mais robusta e um desenvolvimento rural mais justo.

No entanto, Mafort observou que há muito a ser feito. O próximo passo é a estruturação e definição do funcionamento do Condraf, que serão formalizados em um regimento interno nos próximos 90 dias, conforme estabelecido em decreto.

O Condraf terá como foco propor diretrizes para políticas públicas estruturantes destinadas ao desenvolvimento rural sustentável, à reforma agrária, à agricultura familiar e ao abastecimento alimentar.

Com informações do MDS