Posts Sinterpa

Seminário virtual discute desafios da Ater na próxima terça-feira (22)


“Essencialidade da Ater pública: contexto histórico e desafios na atual conjuntura”. Este é o tema do Seminário Virtual promovido pela Federação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa do Setor Público Agrícola do Brasil (Faser). O evento acontece no próximo dia 22 de março (terça-feira) e é aberto a todos os empregados e servidores das empresas e demais entidades de Ater no país.


O seminário será transmitido pelo canal oficial da Faser no YouTube. O evento virtual é um preparativo para o 14º Confaser (Congresso da Faser), que acontecerá em junho deste ano, em Brasília.


Segundo a coordenadora geral da Faser, Lúcia Kinceler, o serviço de Ater, essencial à sociedade, tem sofrido com queda de investimentos e volume de pessoal. “Outro aspecto preocupante é a falta de apoio na adaptação de novas tecnologias no nosso trabalho — a chamada Ater 4.0. Precisamos trabalhar para que haja uma adequação qualificada dos nossos colegas”, observa Lúcia, acrescentando que as entidades têm tido dificuldades de facilitar esse processo.


Não menos preocupante, de acordo com a coordenadora da federação, é a conjuntura econômica do país, especialmente após a pandemia do novo coronavírus, que diminuiu os recursos direcionados à assistência técnica e extensão rural. “É importante debater esse aspecto para que possamos garantir um futuro exitoso do nosso trabalho”, pontua.


“A Faser tem um importante papel junto aos órgãos de Ater pública em todo o país. Eventos como esses, o seminário e o Confaser, são importantes para repensar, trocar experiências e construir uma Ater cada vez mais sólida e unida, que resulta no fortalecimento da agricultura no país. A Ater Pública tem problemas comuns e as soluções podem ser construídas de forma conjunta, fortalecendo o setor”, afirmou a presidente da Emater-DF, Denise Fonseca.


Confaser

O Confaser acontece a cada três anos e é o mais expressivo evento técnico e político em se tratando de extensão rural brasileira. Durante o evento, são tratadas questões do cotidiano dos trabalhos de Ater, que tem como foco o trabalho de extensão rural, pesquisa e administração. Além disso, o evento busca trazer as experiências, análises, desafios e casos que marcam o trabalho no dia a dia.


Confira a programação do Seminário Virtual:

Fonte: Rinaldo Costa/Emater-DF

Foto: Eduardo Aigner/MDA