Posts Sinterpa

Servidora da Agraer profere palestra para a primeira turma de Agronomia da UEMS em Mundo Novo


A servidora Kátia Maria Garicoix, da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer), proferiu palestra intitulada “Desafios e oportunidades para o Engenheiro Agrônomo do século XXI” aos 50 calouros do curso de Agronomia da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (Uems). A apresentação ocorreu no dia 13 de abril, em Mundo Novo.


“Estou no mercado há 37 anos, me dedicando ao agronegócio, me senti muito honrada por poder compartilhar minha trajetória com engenheiros de uma nova geração”, destacou Kátia.


No encontro, Kátia falou sobre a missão, as metas, a visão e o foco da Agraer enquanto instituição do Estado prestadora de assistência e extensão rural. Ela também abordou sobre a carreira do Engenheiro Agrônomo, desde a universidade até as possibilidades de atuação profissional.


A palestra aconteceu durante a disciplina de Introdução à Agronomia e Ética Profissional, ministrada pelo professor Jean Sérgio Rosset. “Essa atividade foi muito importante para os alunos começarem a compreender a atuação que eles terão junto aos produtores rurais e no campo da extensão rural que a Agraer atua”, frisou o docente.


Jean reforçou que a apresentação de Kátia ilustrou aos estudantes as práticas de extensão rural, já que no projeto pedagógico do curso, 10% da carga total é destinada às atividades de extensão com produtores de qualquer classe produtiva da região.

Também esteve presente o gerente da unidade da UEMS de Mundo Novo, o professor Leandro Marciano Marra, que ressaltou a importância do trabalho da Agraer, “que faz a ponte entre a tecnologia gerada nas universidades até os produtores rurais, em especial da Agricultura Familiar, isso é um papel fundamental para o desenvolvimento territorial sustentável”, pontuou.


A primeira turma de Agronomia da instituição é composta por estudantes de Mato Grosso do Sul, Paraná, São Paulo, aldeias indígenas e assentamentos.


Texto: Igor Moura/Assessoria de Comunicação Agraer

Fotos: Escritório da Agraer de Mundo Novo