Servidores da Agraer ministram oficinas na Tecnofam 2022
A Tecnofam (Tecnologias e Conhecimentos para a Agricultura Familiar) apresenta a partir desta terça-feira (13), em Dourados (MS), tecnologias que contribuem para o fortalecimento da produção agrícola de base familiar. A maior feira de agricultura familiar de Mato Grosso do Sul segue até quinta-feira (15).
A programação do evento conta com oficinas que serão ministradas todos os dias por servidores da Agraer. Confira:
- 8h30 às 11h30: “Culinária e coquetéis de plantas alimentícias não convencionais (PANC’S)”, com Flávio de Oliveira Ferreira (Agraer Dourados) e Inês Monteiro Ortega (Agraer Itaporã)
- 13h30 às 14h30: “Enxertia de mudas de frutíferas e outros métodos de propagação de plantas”, com Teonilia Pereira da Silva e Valdeci Sebastião da Silva (Agraer Ivinhema)
- 13h30 às 15h30: “Produção e utilização de silagem”, com Vitor Correa de Oliveira (Agraer/Cepaer Campo Grande)
Novas cultivares
A Embrapa Hortaliças (DF) leva para o evento cultivares que possuem características que se adequam às necessidades específicas da pequena propriedade. São novos ativos tecnológicos que representam uma importante ferramenta para diversificar a produção e proporcionar um incremento de emprego e renda ao universo da agricultura familiar: três cultivares de batata-doce – BRS Cotinga, BRS Anembé e a BRS CIP-Nuti, desenvolvida em parceria com o Centro Internacional de La Papa CIP do Peru -, a cultivar de cenoura BRS Paranoá, e ainda as cultivares de alho BRS Hozan, Amarante e Ito.
Batatas-doces
As novas cultivares destacam-se pelos tons de roxo e laranja, que são indicativos do alto teor de compostos bioativos benéficos para a saúde, como as antocianinas e o betacaroteno. Podem ser destinadas ao processamento industrial na forma de chips e farinha (BRS Cotinga) e para o mercado de mesa, em preparos culinários (BRS Anembé). Já a CIP BRS Nuti possui casca e polpa alaranjada e dupla aptidão (indústria e mesa).
Cenoura
Lançada em 2021, cultivar BRS Planalto apresenta característica de rusticidade e coloração alaranjada intensa, em virtude da sua alta concentração de betacaroteno (antioxidante que no organismo é convertido em vitamina A). Destaque nos quesitos destinação (cultivo orgânico e convencional), produtividade (até 60.000 kg/hectare) e uniformidade da raiz.
Alho
BRS Hozan, Amarante e Ito são três as cultivares de alho livre de vírus (ALV) que fazem parte do conjunto de tecnologias da Embrapa no evento. As vantagens dos materiais tratados com a tecnologia do ALV referem-se ao aumento da produtividade de até 50%, podendo chegar a 80% para os alhos nobres, maior valor comercial da produção – em razão da qualidade e do tamanho dos bulbos -, o que resulta em maior renda para o produtor e redução dos custos finais de produção, com o menor uso de defensivos.
Vale destacar que todas as tecnologias descritas contam com materiais de divulgação como folders e pôsteres, além da demonstração do seu uso culinário, a exemplo de batatas-chips, bolo de cenoura e pasta de alho.
Para o analista e chefe-adjunto de Transferência de Tecnologia da Embrapa Hortaliças, Henrique Carvalho, o conjunto de tecnologias desenvolvido pela Unidade tem uma relação direta com a agricultura familiar, ao possibilitar a diversificação da lavoura, melhor produtividade com menor custo de produção, mais eficiência no uso de insumos e maior adaptabilidade aos efeitos das mudanças climáticas. “A Tecnofam, portanto, é uma das grandes vitrines de exposição dessas tecnologias para gerar ganhos ao agricultor familiar”, pontua Carvalho.
SAIBA MAIS
Com a coordenação da Embrapa Agropecuária Oeste (Dourados/MS), a Tecnofam reúne apoiadores e parceiros da iniciativa privada, empresas e instituições públicas e conta com a participação de outras nove Unidades da Embrapa: Gado de Corte (Campo Grande/MS), Gado de Leite (Juiz de Fora/MG), Mandioca e Fruticultura (Cruz das Almas/BA), Pantanal (Corumbá/MS), Soja (Londrina/PR), Suínos e Aves (Concórdia/SC), Uva e Vinho (Bento Gonçalves/RS), Pesca e Aquicultura (Palmas/TO) e Hortaliças (Brasília/DF).
Confira a programação completa no endereço https://bit.ly/3APSHnh.
Com informações de Anelise Macedo/Embrapa Hortaliças
Foto: Aires Mariga / Epagri
Comentarios