Posts Sinterpa

Simpósio debate fruticultura e diversificação regional sustentável em Aquidauana


O Simpósio de Fruticultura - Oportunidades para Diversificação Regional Sustentável foi realizado na Câmara Municipal de Aquidauana, no dia 6 de dezembro, com o objetivo fomentar estudos técnico-científicos para produção de mudas, cultivo e geração de novos produtos, assim como, incentivar a valorização da cultura local.


Durante o simpósio, aconteceram debates e apresentações em eixos temáticos de discussão: Comercialização de Fruticultura no Ceasa no Estado de Mato Grosso do Sul, com apresentação de Daniel Mamédio do Nascimento-diretor do Ceasa MS; Cultura do Limão e Cultura do Abacaxi, apresentado por José Ubirajara Coelho Junior, mestre e engenheiro agrônomo; e finalizando foi discutido a Cultura da Banana com Tércio Jacques Fehlauer, pesquisador da Cepaer/Agraer, que é engenheiro agrônomo e doutor em Desenvolvimento Rural.


O deputado estadual Renato Câmara, que faz parte da comissão organizadora do evento, também participou do simpósio. Em sua fala, o parlamentar disse que o evento é um movimento para incentivar o aumento da renda e produção de frutas de Aquidauana e região.


“Esta iniciativa é uma grande alternativa para ajudar a melhorar a vida do pequeno produtor, principalmente porque mais de 80% dos hortifrútis do nosso Estado vêm importando de outras regiões do Brasil e, aqui, nós temos todas as condições, como, por exemplo, clima, solo, mão de obra e condições técnicas para poder produzir frutas e hortaliças. Hoje, estamos prantando uma semente junto com a Prefeitura, Câmara de Vereadores e Assembleia Legislativa, buscando uma união entre os produtores e os indígenas na produção desses produtos e para o fortalecimento da economia local”, finalizou o deputado Renato Câmara.

A secretária de Produção de Aquidauana, Naiara Nogueira Arguelo, disse que o evento é uma ótima oportunidade para esclarecimentos aos pequenos produtores. “Hoje, temos uma ocasião de muita expectativa e de tirar dúvidas, mostrar que o cultivo de diferentes tipos de cultura vai melhorar a qualidade de vida da população e, também, é importante nossos produtores se adaptarem às novas tecnologias para fortalecer a produção de suas lavouras”, comentou a secretária.


O vereador Anderson Meireles destacou que o evento é voltado para agricultura familiar e que tem como objetivo incentivar e potencializar os pequenos produtores do município. Ele disse também que as palestras fazem parte de uma orientação didática, com explicações corretas para os produtores trabalharem em suas áreas e fortalecerem a economia do município.


Já o vereador sargento Cruz destacou a parceria com a Prefeitura de Aquidauana, Câmara de Vereadores, deputado Renato Câmara e entidades que fazem parte deste projeto. Ele afirmou também que os participantes do simpósio têm uma oportunidade única, saindo ao final com conhecimento de como produzir produtos com qualidade em nosso município.


Também participaram do encontro os vereadores Francisco Tavares Câmara, Humberto Torres, Sebastiãozinho do Taboco, Marquinhos Taxista, Sebastião Melo e Cleriton Alvarenga, e, ainda, Elói Panachuki, diretor do campus da UEMS de Aquidauana, Vera Lucia de Oliveira Golze, coordenadora regional da Agraer, Selma Suleiman, diretora executiva do gabinete, e Julison Farias, cacique da Aldeia Água Branca.


O evento foi gratuito e teve a participação dos pequenos produtores de Aquidauana e região e, também, atraiu pessoas interessadas em iniciar a produção e comercialização destas frutas, para ajudar na geração de uma renda extra.


O simpósio tem a organização da Assembleia Legislativa, Agraer e do deputado Renato Câmara, com apoio da Câmara Municipal e Prefeitura de Aquidauana, UEMS Aquidauana, Sebrae, Casa da Semente, Eletro Santos, Ceasa/MS, Semagro e Governo do Estado.


Fonte: Agecom/Agraer

Siga
  • Facebook B&W
  • Google+ B&W
Posts Recentes