Sinterpa toma posse em Conselho para promover o desenvolvimento da agricultura familiar

Nesta quinta-feira, dia 27 de fevereiro, o Sinterpa, através da presidente Leda Regina Monteiro Perdomo, tomou posse como membro do Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável de Agricultura Familiar (CEDRAF).
O CEDRAF, que reúne representantes da sociedade civil e de organizações governamentais, desempenha um papel crucial na formulação de políticas e ações que visam promover o desenvolvimento sustentável e a valorização da agricultura familiar. Os novos integrantes do conselho trazem consigo uma diversidade de experiências e perspectivas, fundamentais para enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades do setor.
Durante a reunião, foram discutidas estratégias para fomentar a produção local, melhorar a comercialização dos produtos da agricultura familiar e garantir o acesso a recursos e tecnologias que possam impulsionar o desenvolvimento dos pequenos agricultores.
Foram aprovados diversos convênios e propostas para beneficiar a agricultura familiar e a infraestrutura no Mato Grosso do Sul, como a aquisição de máquinas e equipamentos, a distribuição de adubo orgânico, mudas e sementes para agricultores familiares em diversos municípios, além da compra de caminhões e veículos, que serão destinados ao apoio da agricultura familiar em todo o estado.
O titular da Semadesc, Jaime Verruck, reafirmou seu compromisso em trabalhar em parceria com os diversos setores da sociedade, buscando promover ações que garantam a segurança alimentar e a geração de renda para as famílias que dependem da agricultura para sua subsistência. “Tivemos no ano passado quase R$ 400 milhões investidos na agricultura familiar do Estado por meio do PRONAF, inúmeros projetos de avanço no setor, e sinto que com o apoio dos entes federais e do Governo do Estado estamos caminhando para valorização da produção. Essa união de esforços demonstra o compromisso do Governo do Estado em fortalecer a agricultura familiar e garantir que todos tenham acesso à informação necessária”, salientou o secretário.
Para o futuro estão previstas novas ações, como: criação de um Selo específico para a produtos da agricultura familiar, visando valorizar os produtos e abrir mercados.

Por: Comunicação do Sinterpa - com informações da Comunicação da Semadesc Fotos: Mairinco de Pauda
Comments