Posts Sinterpa

Técnicos da Agraer e agricultores familiares de Ribas do Rio Pardo debatem PAA da Conab


Cerca de 28 agricultores familiares da comunidade Melodia estiveram reunidos com os técnicos da Agraer, o Coordenador Técnico Municipal, Luiz Roberto dos Santos, e o Gestor de Desenvolvimento Agrário, Antônio Marcos Alves Júnior, além do Presidente da Associação Abel da Conceição Martins e do Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Lucien Roberto Garcia de Resende, para tratar sobre a possibilidade de concorrer no próximo Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) da Conab. A reunião aconteceu na sede da Associação dos Apicultores e Agricultores Familiares de Ribas do Rio Pardo (Asaribas).


O programa envolve os agricultores familiares através de suas associações, que são os fornecedores de produtos cultivados por eles como folhosas, legumes, frutas, verduras etc. A oferta desses alimentos beneficia tanto os agricultores que podem ter mercado garantido para uma diversificação de sua produção, como as entidades recebedoras que podem receber alimentos do próprio município e, portanto, bem frescos.


O planejamento é de que a unidade recebedora, no caso de Ribas do Rio Pardo, seja o CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) que tem como missão promover a alimentação de seu público de atendimento em vulnerabilidade alimentar e nutricional. Hoje o CRAS do Município atende cerca de 150 famílias.


A dinâmica do programa foi explicada, onde os agricultores devem estar com a DAP física (Declaração de Aptidão ao Pronaf) válida e a associação com a DAP jurídica com as certidões negativadas.


O agricultor familiar que está com a DAP vencida deverá procurar o escritório da Agraer para regularização, após conferência da documentação solicitada.

Após a aprovação do projeto, com a definição das culturas a serem implementadas pelas famílias de agricultores, a Agraer pode fornecer todo o suporte técnico para o sucesso da atividade.


Cada agricultor familiar pode comercializar até o valor de R$ 8.000,00 (oito mil reais) por ano, mas esse valor pode ser menor, dependendo da capacidade de produção.


Na discussão das tarefas, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento, se propôs a fazer o apoio logístico, como transporte de adubos e corretivos, bem como o transporte dos produtos acabados para entrega aos beneficiários consumidores.


O presidente da associação elencou os produtos que constam na lista da Conab, com seu valor unitário, e que o produtor deve definir o mais rápido possível qual produto vai cultivar.


Embora a proposta deve ser elaborada e transmitida até o dia 13/10/2021, as divulgações das organizações vencedoras só serão conhecidas em 2022.


A associação foi orientada a verificar o interesse de agricultores familiares além da Comunidade Melodia, como de outros assentamentos tais como Nossa Senhora das Graças, Pedreira, Mutum e Avaré, desde que tenham DAP válida.


Texto e fotos: Escritório da Agraer de Ribas do Rio Pardo