Posts Sinterpa

Técnicos da Agraer visitam Fazenda Recanto para conhecer o manejo na piscicultura


Técnicos da Agraer da Regional de Campo Grande participaram da 2ª visita técnica promovida pela Câmara Setorial de Piscicultura, na Fazenda Recanto, em Sidrolândia. A ação foi coordenada pelo produtor Simão Luiz Brun e o secretário executivo João Sotoya, e teve a participação de técnicos e pesquisadores de várias entidades como UFGD, UFMS, Iagro, Semagro e Senar.


A partir desta visita técnica, os técnicos da Agraer conheceram o manejo adotado na piscicultura de propriedade de Lucio Basso e sua equipe técnica Alexandre e Otavio, visando a produção de tilápias para abastecer o frigorífico de pescado no município de Dois Irmãos do Buriti e outros canais de comercialização.

A propriedade possui abundância de água com derivação de vários cursos de água da região, com produção de peixes com peso para abate de 900g a 1,10kg com uma densidade de estocagem de 5 peixe/m² que poderá chegar a 50 ton/há em tanques escavados. Para otimizar esta densidade, os tanques possuem quase 200 aeradores distribuídos nos 17 há de lâmina d’agua para esta produção. Para diminuir as perdas com predadores e desenvolver o sistema, foi iniciada a produção com alevinos juvenis de 40 a 50 gramas.


Todo o sistema de produção está em constante evolução com absorção de novas tecnologias para se adequar aos manejos da piscicultura nesta propriedade. No período da visita, estavam alojados 700 mil peixes e com perspectiva de chegar a um milhão de quilos, estes números se viabilizam com o acompanhamento contínuo da equipe técnica e avanço gradual de novas tecnologias.


Texto e fotos: Ricardo Dias Peruca/Agraer