Posts Sinterpa

Zooctenista apresenta técnicas de manejo de abelhas sem ferrão




A zooctenista da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer), Jovelina Maria de Oliveira, ministrou oficina sobre o Manejo de Abelhas sem Ferrão em Sistemas Agroflorestais no Dia de Campo realizado no Sítio S&P - unidade demonstrativa do Projeto Rural Sustentável-Cerrado -, localizado no assentamento Nazareth, em Sidrolândia.


Os dias de campo do Projeto Rural Sustentável visam a troca de experiências entre produtores rurais, técnicos de assistência técnica e extensão rural (Ater) e organizações relacionadas para a promoção e disseminação da adoção de novas tecnologias produtivas. O projeto irá beneficiar mais de 170 produtores de Sidrolândia.


O Sistema Agroflorestal está inserido como tecnologia dentro da vertente Integração-Lavoura-Floresta utilizada pela proprietária do sítio que recebeu o evento, Maria Alzenir da Silva. Conforme os organizadores, os dias de campo representam o Projeto Rural Sustentável-Cerrado na prática e proporcionam uma reflexão sobre a forma de produção e os possíveis caminhos de melhorias. O projeto prevê a realização de outros 650 eventos como este.



Conheça o Projeto Rural Sustentável - Cerrado

Aumentar a produtividade agrícola sem agredir o meio ambiente é um dos grandes desafios atualmente no mundo e o que move o Projeto Rural Sustentável – Cerrado. Durante 4 anos (2019-2023), há a atuação junto a produtores(as) rurais e demais atores, nos estados do Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, em 101 municípios, com a promoção de tecnologias de baixa emissão de carbono, a fim de melhorar o acesso à assistência técnica, à capacitação e ao crédito, bem como fortalecimento de organizações produtivas locais.


O projeto é financiado por Cooperação Técnica aprovada pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) com recursos oriundos do Financiamento Internacional do Clima do Governo do Reino Unido, tendo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) como beneficiário institucional. O Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade (IABS) é o responsável pela execução e administração do projeto e a Associação Rede ILPF, por meio da Embrapa, é a responsável pela coordenação científica e apoio técnico.


Por: Assessoria de Comunicação da Agraer

Fotos: Hilbaty Rodrigues – Projeto Rural Sustentável - Cerrado