Produtores assistidos pela Agraer de Angélica fornecem alimentos para merenda escolar

Além do trabalho de assistir aos produtores quanto a melhor e mais rentável forma de produção, a Agraer também orienta quanto à comercialização. Um dos canais que se abriu para os produtos oriundos da agricultura familiar é o fornecimento para a merenda escolar, tanto para escolas estaduais pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE, este do governo federal, assim como para escolas municipais, com programas desenvolvidos pelas próprias prefeituras.

O grupo de quatro agricultores familiares assistidos pelo escritório da Agraer de Angélica, coordenada pelo servidor George Pereira, com apoio do técnico Carlos Ferreira Rocha, entregou a “cesta verde”, em setembro, para 200 famílias de alunos das escolas. Esses alimentos são fundamentais para a melhor nutrição das famílias, principalmente nesse momento de pandemia.

Os produtos contidos na “cesta verde” são: abobrinha, beterraba, cebolinha, cenoura, couve, salsa, repolho e polpa de fruta.

“Ficamos muito felizes quando divulgamos resultados dos serviços prestados pela Agraer, especialmente, quando vemos, claramente, benefícios diretos aos agricultores, nosso público, e aos consumidores, nesse caso as crianças e jovens de famílias mais necessitadas, através da merenda escolar”, comenta o diretor executivo da Agraer, Fernando Nascimento.

PNAE

O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) oferece alimentação escolar e ações de educação alimentar e nutricional a estudantes de todas as etapas da educação básica pública. O governo federal repassa, a estados, municípios e escolas federais, valores financeiros de caráter suplementar efetuados em 10 parcelas mensais (de fevereiro a novembro) para a cobertura de 200 dias letivos, conforme o número de matriculados em cada rede de ensino.

Com a Lei nº 11.947, de 16/6/2009, 30% do valor repassado pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE deve ser investido na compra direta de produtos da agricultura familiar, medida que estimula o desenvolvimento econômico e sustentável das comunidades.

Texto: Fernando Nascimento – Diretor Executivo da Agraer