top of page

Posts Sinterpa

Agraer vai até comunidades do Complexo Aldeia Buriti discutir prioridades com Lideranças Indígenas


A diretoria e a equipe da Gerência de Desenvolvimento Agrário da Agraer compareceram à Aldeia Buriti, reunindo-se com várias comunidades indígenas na última sexta-feira (06). As reuniões foram em duas sedes do território do complexo Aldeia Buriti. Nessas reuniões estiveram presentes caciques de cada aldeia e representantes das diferentes vilas dessas aldeias.


Na oportunidade, foi apresentada a possibilidade de implantar o Programa Agraer Fertiliza, proposta que foi muito bem recebida pela comunidade, já que, segundo eles, os solos explorados estão “cansados” e estão precisando de melhoria da fertilidade.


Outras culturas que os líderes manifestaram interesse em desenvolver foram a piscicultura e a apicultura, além da agricultura orgânica. Para tal, a Agraer comprometeu-se a realizar palestras sobre os temas e levantar interessados em participarem de um curso básico para quem desejar desenvolver as atividades.


Outro ponto importante registrado pelos presentes foi em relação à documentação, como a Declaração de Aptidão ao Pronaf – DAP e a Inscrição Estadual junto à Secretaria de Fazenda, a falta de tais documentos dificultam a inserção no mercado e a participação em políticas públicas destinadas à agricultura familiar.


Uma cultura de grande expressão nas Aldeias é a mandioca, por isso, alguns líderes colocaram que assistência técnica nessa área seria muito bem-vinda, já que alguns produtores têm perdido produtividade por problemas de fertilidade, de pragas e de doenças.


Das oito patrulhas mecanizadas disponibilizadas ao município pela Agraer, seis delas estão à disposição do complexo Aldeia Buriti, realizando trabalhos de preparo de solo, construção de terraços, entre outros serviços.


O povo Terena é agricultor por natureza, por isso, esperam que a Agraer esteja mais presente prestando serviços aos indígenas que cultivam a terra e desejam melhorar a produtividade, a comercialização e a renda de suas famílias.

Texto: Fernando Nascimento/Diretor Executivo da Agraer

Fotos: Néia Maceno/Assessoria de Comunicação Social da Agraer

bottom of page