Brasil é destaque em pesquisas sobre agricultura sustentável e erradicação da fome
- assessoria08
- 14 de fev. de 2023
- 2 min de leitura

O Brasil está em 5º lugar no ranking mundial de pesquisas relacionadas à Fome Zero e Agricultura Sustentável, um dos mais urgentes Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). Os dados são referentes ao período de 2019 a 2022. O levantamento inédito foi feito pela editora Elsevier.
O resultado mostra ainda que a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC), alcançou o 4º lugar entre as agências de fomento internacionais que mais financiaram pesquisas relacionadas ao tema.
Ao todo, a produção científica nacional ficou 110% acima da média mundial. Foram mais de 10 mil artigos publicados, entre 2019 e 2022, relacionados ao ODS 2: Fome Zero e Agricultura Sustentável. A pesquisa científica é base para a elaboração de políticas públicas e projetos da iniciativa privada e sociedade em geral.
Os dados do levantamento podem ser encontrados na plataforma SciVal, que reúne resultados de pesquisas de 20 mil instituições de 230 países. A metodologia da pesquisa é pública e está disponível na página da editora.
Entre os temas que aparecem nas publicações relacionadas ao ODS 2 destacam-se má nutrição, soja, agrofloresta e controle biológico de pragas.
De acordo com Carlos Henrique de Brito Cruz, vice-presidente sênior de Redes de Pesquisa da Elsevier e professor da Unicamp, “o resultado desta análise mostra a relevância dada ao tema pela comunidade de pesquisa no Brasil, além de revelar a CAPES entre uma das mais relevantes financiadoras da pesquisa dirigida a esse ODS no mundo”.
Sobre a pesquisa brasileira A pesquisa acadêmica brasileira também saiu à frente, segundo a editora, em outros três ODS: Água limpa e saneamento (ODS 6), com 9.444 artigos indexados na plataforma Scopus, o que representa 44% a mais que a média mundial; Consumo e produção sustentáveis (ODS 12), com 7.680 artigos hospedados na base de dados, 37% a mais que a média da pesquisa global; e Proteger a vida terrestre (ODS 15), com 11.634 artigos localizados, o que corresponde a uma produção 159% maior que a média da pesquisa relacionada ao tema, em todo o mundo.
O Brasil se destaca, ainda, em pesquisas em torno do ODS 14, Proteger a vida marinha, com 5.598 publicações, 66% acima da média mundial.
Fonte: Redação CGCOM/CAPES
Foto: Julita/Pixabay
Comments