top of page

Posts Sinterpa

Dia do Aposentado: Sinterpa reafirma compromisso com direitos de quem construiu a nossa história

  • tatianamartins3
  • 22 de jan.
  • 2 min de leitura



Neste 24 de janeiro, data em que o Brasil celebra o Dia Nacional do Aposentado, o Sinterpa rende homenagens aos homens e mulheres que dedicaram décadas de suas vidas ao desenvolvimento da extensão rural, da pesquisa e da defesa agropecuária em Mato Grosso do Sul. Mais do que uma data festiva, este é um dia de resistência e de renovação de votos de luta.


A história da previdência social no país, que nasceu nesta mesma data em 1923, com a Lei Eloy Chaves, é marcada pela busca de segurança para o trabalhador na sua fase de repouso. No entanto, para o servidor público, o cenário atual exige vigilância redobrada. O Sinterpa mantém sua postura firme na defesa da paridade, da integralidade e contra qualquer tentativa de retrocesso que ameace o sustento de quem já deu sua cota de contribuição à sociedade sul-mato-grossense.


"Nossos aposentados são o alicerce do que o Estado é hoje. Não aceitaremos que os direitos conquistados com tanto esforço sejam sacrificados em nome de ajustes fiscais que não olham para o lado humano", reforça a presidente do sindicato, Leda Regina Monteiro Perdomo.


O perigo da Reforma Administrativa


Apesar do simbolismo da data, o horizonte traz alertas preocupantes. Uma das maiores apreensões da categoria reside nos impactos de uma eventual Reforma Administrativa sobre a Agência de Previdência Social de Mato Grosso do Sul (AGEPREV).


O grande perigo da Reforma Administrativa reside na mudança da natureza das contratações. Caso a reforma seja aprovada e o Estado passe a contratar majoritariamente trabalhadores temporários ou terceirizados, estes novos profissionais não contribuirão para a AGEPREV, mas sim para o Regime Geral (INSS).


“A Reforma Administrativa é uma ameaça direta à sobrevivência da AGEPREV. Ao priorizar contratações temporárias que não contribuem para o nosso fundo, o governo cria um cenário onde a quebra do sistema se torna inevitável. O Sinterpa seguirá na linha de frente para impedir que o sustento dos nossos aposentados seja sacrificado”, destaca a presidente do Sinterpa.


Por isso, neste Dia do Aposentado, o Sinterpa convoca todos os seus filiados (ativos e inativos) a permanecerem mobilizados. A luta pela previdência não é apenas uma questão econômica, é uma luta pela sobrevivência e pelo respeito ao legado do servidor público.


Assista ao podcast do Sinterpa que tratou do proposta da Reforma Administrativa e os impactos para os servidores e aposentados:




 
 
 

Comentários


© 2023 por Tendências de Negócios. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page