Equipe do Cepaer avalia variedades de milho e sorgo para silagem
Há longos períodos com pouca chuva ou com temperaturas muito baixas no período da seca, onde as pastagens pouco crescem e muitas vezes não conseguem atender às exigências dos bovinos, criando a necessidade de suplementação dos animais na seca, principalmente de vacas em lactação.
São diversas as alternativas consagradas para suplementação de volumosos no período da seca, como a utilização de gramíneas “in natura”: culturas de verão (cana-de-açúcar, capineiras), e culturas de inverno (aveia, milheto, azevem etc.); e a conservação de forragem (ensilagem, fenação).
Destas, a ensilagem é a técnica mais utilizada no Brasil, sendo o milho e o sorgo as principais culturas anuais para tal.
Frequentemente são lançadas no mercado pelas empresas de melhoramento vegetal novas variedades. Nesse sentido, a Agraer tem buscado realizar estudos com algumas destas para melhor orientar os produtores. Assim, esse trabalho tem como objetivo avaliar 2 variedades de milho e 2 de sorgo, desde a implantação, manejo da lavoura, produtividade, composição nutricional, ensilagem, utilização como parte da dieta para vacas de leite, custo de produção e viabilidade econômica.
A equipe do Centro de Pesquisa e Capacitação da Agraer (Cepaer) que participa do projeto é formada pelos servidores do setor de Campo Isaias Santos, José Aprígio e Elecir dos Santos; Eng. Agrônomo Antonino Hipólito Neto; Zootecnista Tatiane Batistote e Pesquisador Vitor Oliveira.
Texto e fotos: Centro de Pesquisa e Capacitação da Agraer
Commentaires