top of page

Posts Sinterpa

Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar é recriado e novo ministro assume


Foi realizada nesta terça-feira (3), a cerimônia de apresentação do ministro de Estado do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, no auditório da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). A pasta havia sido extinta em 2016, no governo de Michel Temer, e agora foi reativada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.


Durante a cerimônia, o novo ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira, reafirmou o compromisso do governo com a erradicação da fome no país e com os povos do campo, da floresta e das águas, com remanescentes de quilombos, povos tradicionais e ribeirinhos.


“Nenhum país pode se considerar moderno, civilizado e desenvolvido tendo 33 milhões de brasileiros vivendo em grave insegurança alimentar e mais 100 milhões de brasileiros vivendo dentro da insegurança alimentar”, disse.


Outra preocupação ressaltada por Paulo Teixeira foi o meio ambiente. Segundo ele, em parceria com outros ministérios, pretende recriar de áreas de proteção ambiental, áreas de florestas e dar maior produtividade as áreas agricultáveis.


O ministro afirmou ainda que pretende fazer com que a pequena agricultura esteja sempre voltada para recuperação do meio ambiente e de nascentes.


Também será realizada nesta terça-feira (3), a cerimônia de apresentação do ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula, em Brasília.


Perfil

Nascido em Águas da Prata (SP), Paulo Teixeira cursou direito na Universidade de São Paulo e obteve o título de mestre em direito constitucional pela mesma instituição.


Foi subprefeito de São Miguel Paulista de 1989 a 1992, eleito deputado estadual por São Paulo em 1994 e reeleito no pleito seguinte. Em 2001, foi nomeado secretário de Habitação e Desenvolvimento Urbano, cargo que exerceu até 2004, durante o mandato de Marta Suplicy na prefeitura da capital paulista.


O primeiro mandato como deputado federal veio em 2007 e nas últimas eleições foi reeleito para o quinto mandato consecutivo na Casa. Como deputado federal, foi um dos autores das propostas que resultaram em leis como a do Vale-Gás e de Suspensão de Despejos, garantindo que as famílias não fossem desalojadas de suas casas durante a pandemia da Covid-19.


Também é relator do novo Código de Processo Civil, que incluiu o artigo que obriga a participação do poder público na mediação de conflitos em terras urbanas e rurais.


Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

 

Commentaires


© 2023 por Tendências de Negócios. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page