Projeto Horta na Aldeia visa atender 31 comunidades em Mato Grosso do Sul

A apresentação dos resultados do projeto de extensão “Agricultura Peri-urbana em Comunidades Tradicionais e em Situação de Vulnerabilidade Socioeconômica no Mato Grosso do Sul”, também conhecido como Horta na Aldeia, foi realizada no Complexo Multiuso I da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, em Campo Grande.

Atualmente, a Agraer é uma das principais instituições apoiadoras do projeto, fornecendo a assistência técnica desde a produção até a comercialização dos alimentos cultivados nas aldeias.

O projeto tem como objetivo a produção sustentável e a geração de renda a fim de transformar a realidade de comunidades indígenas e não indígenas do estado. Para atender a essa demanda, foram implantadas hortas comunitárias com um sistema de plantio em ambiente protegido, em aldeias e comunidades de Campo Grande, Sidrolândia, Anastácio, Dois Irmão do Buriti, Aquidauana, Nioaque, Miranda, Rio Brilhante e Rio Verde de Mato Grosso.

A coordenadora das atividades, a professora Vanderleia Mussi destacou que, durante esta terceira etapa do projeto, 31 comunidades serão atendidas, além das nove já implantadas, envolvendo 20 mil pessoas direta e indiretamente.

A produção das hortas tem sido escoada para diferentes entidades como redes de supermercado local e regional, Centrais de Abastecimento de Mato Grosso do Sul (Ceasa), Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

O Horta na Aldeia é executado com recursos de emendas do deputado federal Vander Loubet, responsável pelo investimento inicial de R$ 250 mil e de R$ 315 mil reais na terceira e atual fase do projeto, e do ex-deputado federal Zeca do PT, que disponibilizou R$ 400 mil reais para as duas primeiras fases de execução.

Além dos dois parlamentares supracitados, a mesa de autoridades do evento foi composta pelo diretor-executivo da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer), Fernando Luiz Nascimento, pelo reitor Marcelo Turine; o Pró-reitor de Extensão, Cultura e Esporte, Marcelo Fernandes; a diretora da Faculdade de Ciências Humanas, Vivina Dias Sol Queiroz; secretários municipais e vereadores. Na ocasião, também estiveram presentes as lideranças indígenas, docentes e diretores de pesquisa.

Com informações de Igor Moura/Assessoria de Comunicação da Agraer

Fotos: Arquivo Projeto Agricultura Periurbana UFMS