Projeto Hubtech vai apoiar trabalho de extensionistas e agricultores familiares
O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), publicou, no dia 16 de agosto, a Portaria SAF/MAPA Nº 287/2022 que institui o Projeto Hubtech da Agricultura Familiar.
O projeto consiste em promover o desenvolvimento de arranjos institucionais - Hubs Virtuais - para disponibilizar informação e conteúdo agropecuário relevante para os extensionistas, agricultores e outros públicos relacionados.
Hubs Virtuais
O Projeto Hubtech da Agricultura Familiar foi instituído no âmbito do Programa Ater Digital, destinado a desenvolver Hubs Virtuais como ferramentas capazes de catalisar esforços de organizações públicas, privadas e não-governamentais, visando à criação de ambientes virtuais com informações consolidadas de diferentes instituições, a fim de disponibilizar informação e conteúdo agropecuários relevantes para os extensionistas, agricultores e outros públicos relacionados.
O objetivo do projeto é sistematizar e disponibilizar tecnologias e conhecimentos das cadeias de valor e outras temáticas relacionadas a técnicos de extensão e produtores, para o fortalecimento da agricultura familiar, além de promover o uso de ferramentas digitais e criar mecanismos e qualificações para possíveis demandas tanto dos extensionistas, quanto de agricultores familiares.
Na construção do processo do Hubs Virtuais, o projeto intenta pelo desenvolvimento de ações que possam promover a troca de experiências entre os agentes de ATER e, ainda, aproximar o mundo acadêmico da extensão rural, de forma a promover o intercâmbio contribuindo mutuamente para o crescimento do agro brasileiro.
Os Hubs Virtuais serão desenvolvidos de forma majoritariamente virtual, por profissionais com formação heterogênea, pertencentes a instituições que aderirem ao Projeto, de modo a agregar informações em várias cadeias de valor e temas.
É importante ressaltar que para fins do Projeto Hubs Virtuais, são considerados parceiros as organizações públicas, privadas e não-governamentais que englobam instituições de pesquisa, empresas do agronegócio, cooperativas, empresas de assistência técnica, nacionais ou internacionais, da administração direta e indireta, a sociedade civil organizada, instituições de ensino, entre outras congêneres, desde que ligadas a temáticas e/ou cadeias produtivas agropecuárias de interesse para a agricultura familiar.
Para a ATER Pública, o instrumento de parceria considerado no projeto será contratação, via Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural - ANATER, e outros instrumentos congêneres, quando envolver ações de Assistência Técnica e Extensão Rural remota em projetos ligados aos Hubs Virtuais.
Atualmente, 27 Hubs Virtuais – em estruturação – estão sendo desenvolvidos em 11 estados (Goiás, Tocantins, Bahia, São Paulo, Pernambuco, Piauí, Ceará, Santa Catarina, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Mato Grosso) e no Distrito Federal.
No momento, o Projeto Hubtech conta com a parceria da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
Mais informações sobre o Projeto Hubtech podem ser solicitadas junto ao Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural - Dater SAF/Mapa pelo e-mail ater.digital@agro.gov.br ou pelos telefones (61) 3276-4675/ 3276-4674.
Para acessar a portaria completa clique aqui.
Fonte: Juliana Silva/Ascom Asbraer, com informações da Aspar Asbraer e do Mapa
Foto: Jcomp/Freepik
Comments