top of page

Posts Sinterpa

13 de Maio: Dia do Zootecnista celebra protagonismo no campo e apoio à agricultura familiar

  • tatianamartins3
  • 12 de mai.
  • 3 min de leitura
ree

No Dia do Zootecnista, celebrado neste 13 de maio, o Sinterpa destaca o papel essencial desses profissionais na produção de alimentos, no fortalecimento da agricultura familiar e no desenvolvimento sustentável do Brasil. Dois zootecnistas da Agraer, José Carlos Gasperoni de Oliveira e Mírian Carla Becker Brito, compartilham suas histórias e mostram como a zootecnia vai muito além do cuidado com os animais.


Para os dois profissionais, a data é vista como um momento de valorização da profissão: 


“Eu considero muito importante a valorização desse profissional que ajuda os produtores rurais, ajuda a produzir alimentos e alimentar o mundo e, especialmente aqui, o nosso Brasil, que é tão pujante nessa área”, destaca José Carlos.


“É um dia para a gente ter orgulho e reconhecimento da nossa profissão, porque nós sempre buscamos estar em atualização e em contato com outros profissionais, trocando experiências e buscando formas de contribuir para a sociedade”, completa Mírian.



Paixão pela vida no campo


Para José Carlos, formado pela Universidade Federal de Viçosa (MG), o amor pela zootecnia nasceu da convivência com o meio rural desde a infância. “Eu escolhi a Zootecnia porque sempre tive uma ligação muito forte com a vida rural e amor aos animais. É uma coisa que sempre me encantou e me apaixonei pela profissão”, conta.


Atualmente, ele coordena a área de bovinocultura da Agraer, mas iniciou sua trajetória no setor privado, atuando com nutrição animal e assistência técnica. Desde 2014 na Agraer, trabalhou diretamente com produtores em assentamentos e hoje atua em Campo Grande, apoiando tecnicamente os colegas de campo. “Acho que consigo contribuir bastante com a capacitação dos nossos extensionistas e na gestão do trabalho, apoiando-os na busca de oportunidades para executar da melhor maneira possível a assistência técnica e extensão rural.”



Mírian Carla, zootecnista formada pela UEMS (Aquidauana) com mestrado pela UFMS (Campo Grande), também integra a Agraer desde 2014. Segundo ela, escolheu a profissão por sua ligação com o campo e os animais, mas logo percebeu seu alcance muito maior: "Ela está dentro e fora das cadeias de produção, em várias áreas de atuação. Então, seja no campo, trabalhando diretamente com o produtor rural e com suas famílias, seja nas universidades, seja nos centros de pesquisas, nas indústrias, então é um leque muito amplo de atuação, colaborando com com tecnologias que podem ser aplicadas no campo".


Laços no campo e transformação social


A atuação de Mírian é marcada pela escuta ativa e pelo trabalho colaborativo com as famílias do campo. Um de seus projetos mais marcantes foi em Anaurilândia, onde coordenou a formação de um grupo de produtores para produção de silagem. O trabalho em grupo e a união dos produtores foram fundamentais para o sucesso da iniciativa. “Foi um trabalho que eu guardo com bastante carinho. Todos ajudavam uns aos outros, foi uma verdadeira união em prol de um objetivo comum”, relembra.


Para ela, a técnica sozinha não basta: é preciso empatia e conexão. “Além da técnica, que nós possamos olhar para o produtor e sua família como pessoas com experiência de vida. Eles também contribuem com o nosso saber. Ouçamos mais para depois ensinarmos.”


Multidisciplinaridade e rede de apoio


Tanto José Carlos quanto Mírian destacam a importância do trabalho em equipe na Agraer. A atuação do zootecnista ultrapassa especializações e exige flexibilidade. “Nós somos multidisciplinares. Nem sempre vamos saber tudo, mas sempre vamos ter colegas que nos ajudam. Essa rede interna fortalece o nosso trabalho no campo e faz com que o produtor seja realmente atendido na Agraer”, ressalta Mírian.




José Carlos complementa: “A zootecnia tem um foco importante em gestão, o que nos facilita bastante na execução do nosso trabalho como gestores dentro da Agraer.” E para ele, praticar a zootecnia dentro da Agraer é também uma forma de retribuir à sociedade. “Agradeço à Agraer pela oportunidade de praticar essa profissão tão linda e tão importante, que nos permite devolver um pouco do que a sociedade nos proporcionou.”


Homenagem aos profissionais


Neste Dia do Zootecnista, a homenagem vai para todos que, como José Carlos e Mírian, atuam com paixão, conhecimento e compromisso social. “Sigam sempre fazendo o melhor possível, aplicando o conhecimento de vocês para que possamos fazer da agricultura familiar do Mato Grosso do Sul, e do nosso Brasil, uma liderança na produção de alimentos”, conclui José Carlos.


Por: Comunicação do Sinterpa

 
 
 

Comentários


© 2023 por Tendências de Negócios. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page