top of page

Posts Sinterpa

Projeto fortalece agroindústrias familiares de Sidrolândia com opções de diversificação  e capacitação

  • tatianamartins3
  • 7 de nov.
  • 2 min de leitura
ree

As agroindústrias familiares de Sidrolândia estão recebendo um importante impulso com o projeto “Extensão Tecnológica - Fortalecimento das Agroindústrias de Beneficiamento de Mandioca”, coordenado por Mariana Marques Corrêa, e supervisionado por Maria Clara Domingos dos Santos Meurer, ambas servidoras da Agraer. A iniciativa busca estimular a diversificação dos produtos e agregar valor à produção agrícola local.


O projeto é desenvolvido com apoio de pesquisadores da UFMS, UFVJM, CNPAT e técnicos da própria Agraer, e tem foco no desenvolvimento sustentável e na valorização da agricultura familiar, por meio de oficinas de capacitação técnica e prática. As oficinas foram sugeridas pelo grupo que já beneficiam mandioca e buscam por diversificação dos produtos, uma forma de otimizar agroindústria já implantada e, muitas vezes, com um canal de comercialização já estabelecido. 



No último dia 24 de outubro, os produtores familiares receberam capacitação no processo de secagem ou desidratação de hortaliças, e outra oficina está prevista para este mês novembro, com foco e congelamento de frutas e hortaliças.


“A diversificação e a inovação nos processos de beneficiamento são caminhos para que os produtores conquistem novos mercados e garantam produtos de melhor valor agregado”, disse Mariana Marques Corrêa.


Uma das inovações apresentadas é o protótipo de secador solar, tecnologia de baixo custo e impacto ambiental, que foi validada e testada no processamento de hortaliças desidratadas. 


Para garantir a máxima difusão do conhecimento, as oficinas estão sendo gravadas e serão disponibilizadas posteriormente em formato de videoaulas. "A ideia é assegurar a transferência de tecnologia e a difusão das atividades", destacou Mariana. 


ree

Com previsão de duração de um ano, o projeto deve beneficiar diretamente as agroindústrias de mandioca e, indiretamente, toda a comunidade do entorno, promovendo geração de renda, valorização da produção local e fortalecimento da segurança alimentar no município. Além das oficinas, o projeto também prevê o fomento aos agricultores com equipamentos para potencializar a produção e a comercialização.


O apoio para a realização das oficinas é da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (SEMADESC) e a Secretaria Executiva de Agricultura Familiar, de Povos Originários e Comunidades Tradicionais (SEAF), através da Chamada Fundect/SEMADESC/SEAF 12/2023 – Extensão Tecnológica para Agricultores Familiares, Povos Originários e Comunidades Tradicionais.


Por: Comunicação do Sinterpa


 
 
 

Comentários


© 2023 por Tendências de Negócios. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page