Dirigentes sindicais oficializam pedido de abertura de negociação salarial

O Fórum dos Servidores Públicos de Mato Grosso do Sul protocolou ofício na governadoria, nesta segunda-feira (19), solicitando a abertura de negociação da revisão geral anual. No documento, os sindicalistas pedem que a demanda seja avaliada em até 48 horas.

A urgência do funcionalismo estadual se deve ao prazo estabelecido pela Lei de Responsabilidade Fiscal, que determina que não pode haver aumento salarial seis meses antes da eleição, ou seja, a partir do início de abril. Junto ao documento, foram anexados os estudos do Dieese que comprovam a perda salarial de 23,44% dos servidores públicos estaduais nos últimos 3 anos.

Na entrega do ofício, representantes de diversos sindicatos, entre eles o Sinterpa, federações (Feserp - Federação dos Servidores Públicos do MS) e Nova Central Sindical dos Trabalhadores (NCST, realizaram um ato em frente à governadoria. A ação dá início às mobilizações que serão realizadas pelo funcionalismo público caso o governo do Estado não atenda as reivindicações dos servidores estaduais.

Assembleia

A proposta de reajuste salarial está entre os assuntos que serão discutidos na assembleia geral ordinária que acontecerá nesta sexta-feira (dia 23), às 9 horas, na sede do Sinterpa, em Campo Grande-MS. A entidade convoca todos os filiados para participarem do encontro deliberativo.

Previdência

Outra preocupação do funcionalismo estadual é que no mês de maio os servidores públicos também amargarão o aumento da alíquota da previdência, de 11% para 14%, que foi alterada na Reforma da Previdência Estadual.

Assista ao vídeo dos dirigentes sindicais que integram o Fórum dos Servidores Públicos: