Sem resposta do governo do Estado, sindicatos se mobilizam nesta terça-feira

Matéria atualizada no dia 26 de março, às 22h

O ato desta terça-feira, dia 27, na Assembleia Legislativa, foi adiado. O governo do Estado, por meio do secretário de Administração e Desburocratização, Carlos Alberto Assis, convocou uma reunião relâmpago com os sindicatos e anunciou um reajuste de 3,04% nos salários do funcionalismo público. Em função disso, a mobilização foi cancelada e os sindicatos estão avaliando a proposta do governo.

Há uma semana, os sindicatos que integram o Fórum dos Servidores Públicos de MS protocolaram um ofício, na governadoria, solicitando a abertura de negociação da revisão geral anual. Sem resposta por parte do governo do Estado, as entidades sindicais já estão organizando novas mobilizações.

Neste terça-feira (dia 27), às 9 horas, os sindicatos estão convocando o funcionalismo público para comparecer à sessão da Assembleia Legislativa. A intenção é pedir apoio dos deputados estaduais para pressionar o governador Reinaldo Azambuja e, assim, marque uma reunião com os sindicalistas para discutir o reajuste salarial deste ano.

Os dirigentes sindicais estão preocupados por conta do prazo estabelecido pela Lei de Responsabilidade Fiscal, que determina que não pode haver aumento salarial acima da inflação seis meses antes da eleição, ou seja, a partir do início de abril. Estudos do Dieese comprovam a perda salarial de 23,44% dos servidores públicos estaduais nos últimos 3 anos.

Em assembleia na sexta-feira (dia 23), os servidores filiados ao Sinterpa aprovaram a participação efetiva da categoria em todos os atos organizados pelo Fórum dos Servidores Públicos de MS. Os sindicatos que representam o funcionalismo público de MS não descartam a realização de uma assembleia geral para deliberar uma greve.

Por: Assessoria de Comunicação do Sinterpa