Agricultura familiar e energia solar: sustentabilidade em dobro
O que é melhor do que uma produção de alimentos feita pelas mãos de famílias agricultoras? É fazer isso com energia solar acessível e de qualidade. É por isso que o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) firmou uma série de parcerias para levar eletricidade às famílias no interior do Brasil de forma sustentável, acessível e com boas condições.
Exemplo disso são os acordos feitos com a UFRJ, a USP e a UFSC para pesquisa de modelos de energia solar, que incluem levantamento de dados sobre as condições de execução, criação de indicadores, e elaboração de propostas de políticas públicas para as famílias do campo com o objetivo de democratizar o acesso à energia solar. As pesquisas resultarão em modelos para a instalação de equipamentos nas propriedades ou em cooperativas da agricultura familiar.
De acordo com a Agência Internacional de Energias Renováveis (IRENA), o Brasil se tornou o 8º maior gerador de energia solar do mundo em 2023. Apesar disso, o País ainda conta com 235.747 estabelecimentos da agricultura familiar sem energia elétrica, segundo o IBGE.
“Essa é uma oportunidade de superar diversos desafios: aumentar a qualidade de vida no campo, incentivar a economia rural e industrial, e contribuir para o enfrentamento das mudanças climáticas” explica Moisés Savian, secretário de Governança Fundiária, Desenvolvimento Territorial e Socioambiental do MDA. Ele afirma que uma das preocupações do ministro Paulo Teixeira é aumentar o nível de industrialização e valor agregado da produção da agricultura familiar para gerar empregos e renda de forma sustentável. “Acreditamos que a matriz energética é fundamental para o desenvolvimento, e a energia solar traz respostas para muitos desafios”, completou.
Uma das formas de aumentar o acesso a estruturas e equipamentos com energia solar pela agricultura familiar é ampliar o acesso ao crédito para o financiamento neste setor. Atualmente o Plano Safra da Agricultura Familiar já possui linhas específicas para o financiamento de equipamentos em energia fotovoltaica.
Com água e luz, a agricultura familiar floresce
O MDA também estuda a criação de modelos de irrigação associados a energia solar, dando a oportunidade de qualificar a produção das famílias até nas regiões mais remotas do País. O Ministério firmou uma parceria com o Instituto Federal do Maranhão (IFMA), que possui expertise nessa área, que resultará na instalação de 26 sistemas de irrigação com energia solar, além da capacitação para apoio ao sistema agroecológico e produção de bioinsumos em territórios rurais. Os pilotos vão incluir a aquisição e instalação de placas solares fotovoltaicas, bombas hidráulicas, e tubulações para irrigação em propriedades de agricultores e agricultoras familiares.
Por: MDA
Foto: chandlervid85 - Freepik.com
Σχόλια