Dia de campo amplia conhecimentos sobre plantio de mandioca
No último dia 04 de outubro, foi realizado o Dia de Campo da Cultura da Mandioca, no Cepaer (Centro de Pesquisa e Capacitação da Agraer), em Campo Grande. O evento reuniu mais de 200 agricultores familiares de todo o Estado, técnicos e representantes de instituições de pesquisa.
A programação diversificada contou com quatro estações que abordaram temas como: qualidade na produção de mandioca de mesa, novas variedades de mandioca de mesa, controle da mosca branca da mandioca do Cerrado e mecanização da cultura da mandioca.
Daniel Antônio da Silva, engenheiro agrônomo da Agraer em Sidrolândia, avaliou o dia de campo como extremamente produtivo. “Trouxemos produtores de Sidrolândia que trabalham com a agroindústria e com a produção de mandioca também a campo. E eles vieram para adquirir conhecimento, já que tem muita coisa nova aqui. Para nós está sendo muito produtivo”, disse.
O melhoramento genético esteve entre os destaques do dia. Tema este apresentado pelo pesquisador da Embrapa Mandioca e Fruticultura, Marco Antônio Rangel, que citou variedades da mandioca de mesa desenvolvidas pela Embrapa que são as BRS 396, 399 e 429 - variedades que estão sendo testadas em área de cultivo no Cepaer.
O pesquisador da Agraer, Dr. Eduardo Barreto Aguiar, organizador do Dia de Campo da Cultura da Mandioca, comentou a importância da promoção de eventos para a transferência de conhecimento e de tecnologia. “O objetivo do Dia de Campo é criar essa cultura de cooperação. Se a gente tiver uma boa relação de troca de transferência de tecnologia e de troca de informações com os colegas da Agraer, da Embrapa e de outras instituições, a gente fica melhor para transferir essa informação para os agricultores”, comentou Eduardo.
Por: Comunicação do Sinterpa (com informações da Agraer)
תגובות