Maior evento de pecuária leiteira do MS, 2º TecLeite ocorre na quinta (30) em Glória de Dourados
- 27 de out. de 2025
- 3 min de leitura
Atualizado: 29 de out. de 2025

O 2º TecLeite MS - Tecnologias para a Produção Sustentável do Leite, evento marcado para esta quinta-feira, dia 30 de outubro, na Chácara São José, em Glória de Dourados (MS), já se configura como um marco na pecuária leiteira sul-mato-grossense. Organizado pela Agraer e pela Embrapa Gado de Leite, o evento tem como objetivo principal difundir práticas inovadoras e sustentáveis para fortalecer a cadeia produtiva no estado.
Faltando poucos dias para a realização, as inscrições já foram encerradas. Com a meta de receber entre 500 e 600 participantes, o evento consolida-se como o maior e o de referência em pecuária leiteira no Mato Grosso do Sul, conforme destaca José Carlos Gasperoni de Oliveira, zootecnista da Agraer.
Segundo José Carlos, o foco principal é a tecnologia sustentável. O evento é "sempre voltado à disseminação de tecnologias sustentáveis aplicáveis à produção leiteira". Ele ressaltou que produtores de todos os portes - grandes, médios, pequenos, da agricultura familiar e das comunidades indígena e quilombola -, terão a oportunidade de ver tecnologias aplicáveis que oferecem "oportunidades de diminuição do seu custo de produção, de aumento da eficiência da utilização dos seus recursos naturais".
O evento configura-se como uma soma de valores técnicos "inédita aqui no estado com a presença de diversos pesquisadores da Embrapa e técnicos da Agraer e Senar", reforça José Carlos.
A importância de levar o conhecimento diretamente ao campo foi sublinhada pelo diretor-presidente da Agraer, Fernando Nascimento. Ele destacou a escolha estratégica do local: "Será realizado no município de Glória de Dourados, uma região produtora de leite com muitos produtores," afirma Fernando.
O diretor-presidente salientou que o evento representa uma "oportunidade única que os produtores Mato Grosso do Sul, em especial da região sul do estado, têm para interagir, trocar experiências e levar para a sua propriedade conhecimentos que vão com certeza melhorar sua produtividade e sua rentabilidade com leite".
Vitrine Tecnológica
A programação, organizada em estações técnicas e visitas guiadas, abordará soluções práticas para o produtor. Entre as tecnologias de destaque - que serão demonstradas por pesquisadores e técnicos da Embrapa, Agraer e Senar -, estão a Integração Lavoura-Pecuária (ILP), o manejo de pastagens com adubação orgânica, e o uso eficiente de dejetos animais.
O zootecnista da Agraer detalhou a aplicação de algumas dessas tecnologias: “Teremos uma estação sobre Integração Lavoura-Pecuária (ILP), com um sistema de que vai baratear o custo de formação de pastagem, consorciada com uma espécie de granífera de lavoura”
Outra estação mostrará a recuperação e reforma de pastagens utilizando um composto orgânico produzido a partir de resíduos da indústria de celulose, que possui um "custo de aquisição muito interessante e uma qualidade bem significativa para esse tipo de aplicação”, destaca José Carlos.
"Executamos em uma das propriedades o Projeto Esterqueira, em parceria com Agraer e Embrapa. O projeto usa os dejetos das vacas da ordenha para adubar e fertirrigar as pastagens, permitindo a devolução dos nutrientes para o solo e trabalhando com a sustentabilidade. Teremos também uma estação sobre o capiaçu, capim elefante desenvolvido pela Embrapa e muito importante para a produção familiar de leite do nosso estado", ressalta o zootecnista.
O evento também incluirá visitas a estandes de parceiros e a estações-bônus: uma unidade de produção intensiva (Compost Barn) e uma oficina pocket de queijaria com palestra de boas práticas de fabricação.
Por: Comunicação do Sinterpa



















Comentários