top of page

Posts Sinterpa

Sinterpa sedia Conferência que propõe decreto de fortalecimento da ATER em MS

  • 26 de set. de 2025
  • 2 min de leitura



O auditório do Sindicato dos Trabalhadores da Assistência Técnica e Extensão Rural no Estado de Mato Grosso do Sul (Sinterpa) foi palco, nesta quinta-feira (25), da 1ª Conferência Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER). Sob o lema “Mais ATER, Mais Vida no Campo”, o evento reuniu uma diversidade de atores - agricultores familiares, pesquisadores, gestores públicos e representantes de entidades - para consolidar as propostas e discussões geradas em etapas regionais por todo o estado.


A conferência estadual marcou o ponto final de um ciclo de oito etapas regionais que levaram o debate sobre ATER a diferentes municípios e comunidades, incluindo Itaquiraí, Ponta Porã, Miranda, Três Lagoas, São Gabriel do Oeste, Dourados (em território indígena), Sidrolândia e na comunidade quilombola Chácara dos Buritis, em Campo Grande. Iniciadas em julho, essas etapas regionais garantiram a participação e a pluralidade de vozes no processo.


O objetivo principal da conferência foi fortalecer a ATER como ferramenta essencial para o desenvolvimento rural sustentável e a melhoria da qualidade de vida no campo, dando voz às demandas específicas de cada região.


Durante a conferência, o secretário Jaime Verruck, da Semadesc recebeu oficialmente a proposta de minuta de decreto que institui a PEATER-MS (Política Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural) e o PROATER-MS (Programa Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural). O documento estabelece diretrizes e define conceitos para fortalecer a atuação da ATER pública e privada no Mato Grosso do Sul.



O Papel do Sindicato na ATER


A presidente do Sinterpa, Leda Regina Monteiro Perdomo, destacou a importância da atuação do sindicato não apenas na defesa dos direitos da categoria, mas também no apoio direto à pauta da agricultura familiar.


"O Sinterpa tem um papel que vai muito além da luta pelos trabalhadores da extensão rural. Nosso compromisso está ligado ao sucesso da agricultura familiar em nosso estado," afirmou. "Ao sediarmos o encerramento desta importante Conferência, estamos reafirmando nossa missão de ser um espaço de debate e de articulação social. O sindicato, neste contexto, funciona como um alicerce, garantindo que as vozes do campo, especialmente as dos agricultores familiares, sejam ouvidas, e que as políticas públicas de ATER sejam fortalecidas e colocadas em prática para que, de fato, tenhamos 'Mais Vida no Campo'."



O encontro contou com a participação do diretor-presidente da Agraer, Fernando Nascimento; da superintendente do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar em MS, Marina Nunes; da secretária-executiva de Agricultura Familiar, Povos Originários e Comunidades Tradicionais da Semadesc, Karla Nadai; do superintendente do Incra no Mato Grosso do Sul, Paulo Roberto da Silva; além do coordenador da Câmara de ATER do IDR-PR, Hur Ben Corrêa da Silva, que colaborou no processo de condução das conferências.



Com informações e fotos Semadesc

 
 
 

Comentários


© 2023 por Tendências de Negócios. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page